TISD - Livro de Estímulos VOL.2
R$ 112,10 no Pix
ou R$ 118,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
1 Livro de Estímulos VOL.2
Teste para Identificação de Sinais de Dislexia
O Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD) é um instrumento de triagem composto por oito subtestes, a saber: (1) Leitura; (2) Escrita; (3) Atenção Visual; (4) Cálculo; (5) Habilidades Motoras; (6) Consciência Fonológica; (7) Nomeação Rápida; e (8) Memória de Curto Prazo, com o objetivo de identificar sinais de desempenho escolar e neurocognitivos de dislexia.
O TISD pode ser administrado com crianças e adolescentes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e foi proposto no intuito de favorecer o encaminhamento para uma avaliação multi/interdisciplinar mais completa de crianças e adolescentes com risco para dislexia, não proporcionando por si só o diagnóstico desse transtorno.
Diferenciais
O TISD é o primeiro teste aprovado para avaliação da dislexia pelo Conselho Federal de Psicologia. Foram encontradas diversas evidências para sua validade, e suas normas foram obtidas a partir de uma amostra representativa do país. Seus subtestes avaliam habilidades consagradas na literatura como defasadas na dislexia, tanto em âmbitos nacionais como internacionais.
Contextos de utilização
O TISD é um instrumento de uso exclusivo dos profissionais de psicologia em contextos clínicos ou institucionais, de maneira individual. Seus resultados também podem contribuir, em uma atuação interdisciplinar, para a avaliação feita por profissionais da educação e da saúde (pediatras, neurologistas, psiquiatras, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e neuropsicólogos, entre outros).
Aplicação
A aplicação é individual, no formato lápis e papel. Exige intervenção adicional do aplicador durante o processo pois exige inquérito, controle do tempo, manipulação de materiais e preenchimento de folha de resposta. O tempo médio de administração é de 25 minutos.
Avaliação
O processo de correção do TISD é realizado no formato lápis e papel. A classificação do desempenho é realizada pela conversão do escore bruto total em percentil. O TISD fornece as seguintes classificações: déficit grave; déficit moderado; déficit leve; alerta para déficit; dentro do esperado; acima do esperado; muito acima do esperado, bem como tabelas normativas por ano escolar, regiões do Brasil e População Geral. As classificações que envolvem “déficits” indicam que o avaliado deverá ser encaminhado para uma avaliação mais completa, de preferência multi/interdisciplinar, para investigação de uma possível dislexia.