Nesta página, você encontra os principais testes de personalidade aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia. Cada material busca entender as diferentes características das pessoas e como elas se manifestam em cada atividade. Entenda mais sobre o tipo de cada teste, seus objetivos e quando aplicá-los:
Os testes expressivos buscam avaliar a personalidade do indivíduo, seja pelo seu comportamento expressivo ou pelas variações dos estados emocional/humoral e aspectos de atitude. Majoritariamente criados para um público alvo adulto, eles podem ser usados por empresas, consultorias de RH, para o trânsito, para o setor público, para análise psicossocial e para porte de armas. Divididos em Palográfico e PMK, eles podem ser aplicados manualmente e possuem sistema de correção manual. Conheça mais sobre cada um deles:
Neste caso, o teste aplicado é gráfico e expressivo, permitindo inferir aspectos da personalidade, suas variações e aspectos das atitudes. São avaliados:
Os testes projetivos são utilizados para estimular a projeção da personalidade e sua dinâmica, tanto para áreas de conflito quanto para a singularidade das crianças ou problemas específicos relacionados ao envelhecimento. Podendo, assim, serem aplicados para crianças, adolescentes, adultos e idosos nas áreas clínicas, jurídica e para porte de armas. Eles são divididos em HTP, CAT-A, CAT-H e SAT. Todos com aplicação em papel e correção manual. Entenda mais sobre cada um deles:
Estes são usados para entender o modo como a criança compreende seu mundo vivencial, sua estrutura afetiva, a dinâmica dos problemas e como os enfrenta. Por isso, são examinados:
Já os testes SAT são usados para avaliar problemas específicos do envelhecimento, atitudes e preocupações das pessoas idosas para temas centrais da velhice. São avaliados:
Os testes autorrelato têm como objetivo avaliar a personalidade do indivíduo para momentos e emoções específicas. Podem ser aplicados tanto para adultos quanto para adolescentes. Sendo que suas principais áreas de atuação são: empresas, consultorias de RH, clínico, setor público e análise psicossocial. Eles são divididos em: NEO PI-R, Quati, HumanGuide, STAXI2, ESAVI e EPQJ.
Em tais testes, há uma avaliação psicológica da personalidade com base na teoria dos Cinco Grandes Fatores. Tal teoria identifica cinco fatores distintos como central para a personalidade. São eles:
No QUATI, analisa-se a personalidade do indivíduo através das escolhas situacionais realizadas com base na tipologia junguiana. Muito utilizada para entender a orientação profissional, a estruturação ou forma de trabalho. Os fatores examinados são:
No STAXI2 são analisadas, especificamente, as expressões de raiva como estado e traço. O teste não possibilita somente investigar a intensidade de tais sentimentos, mas também a frequência em que eles são experienciados. Os fatores examinados são:
Neste tipo de teste ocorre uma entrevista semiestruturada, desenvolvida para auxiliar profissionais da saúde mental no diagnóstico de transtornos de personalidade. Com um público alvo majoritariamente adulto, eles podem ser aplicados nas áreas clínicas e jurídica por psiquiatras ou psicólogos.
Como mencionado, tais materiais são utilizados para identificar traços relacionados a saúde mental da pessoa entrevistada. Por isso, são analisados os transtornos de personalidade: