Programas de Educação para a Aposentadoria
R$ 125,40 no Pix
ou R$ 132,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- SBN: 978-85-64468-20-7
- Formato: 16 x 23cm | 320 Páginas | Peso: 598g.
- Acabamento: Capa dura
Seus autores são pesquisadores, professores doutores e mestres nas áreas de Psicologia Clínica e Cultura, Psicologia de Educação para Aposentadoria, Psicologia Social, Organizacional e do Trabalho, Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. São profissionais renomados de diversos estados do país que pesquisam e atuam em programas de educação para aposentadoria em universidades e em organizações públicas e privadas. Apresenta os fundamentos conceituais da prevenção e da promoção da saúde mental e das políticas públicas sobre educação para aposentadoria e envelhecimento ativo. Descreve teorias e modelos que fundamentam os programas. Relata os fatores de risco e de proteção à qualidade de vida na aposentadoria. Descreve características do processo grupal e manejo de grupos psicoeducativos. Evidencia diferentes estratégias e formatos de intervenção que podem compor programas de educação para aposentadoria tais como intervenções breves, intensivas e continuadas. Discute as etapas de planejamento, desenvolvimento e avaliação dos programas, incluindo a avaliação de necessidades, modelo lógico, definição de objetivos, seleção de teorias para embasamento das estratégias e métodos de intervenção, produção de componentes e materiais do programa, planejamento da adoção, implementação e sustentabilidade do programa.
Apresenta os temas norteadores de programas em educação para aposentadoria: identidade, carreira, saúde, funções cognitivas, redes sociais, família, espiritualidade, lazer e projeto de vida. Destaca a pesquisa em programas de educação para aposentadoria: estudos de avaliação de necessidades, desenvolvimento de programas, eficácia, efetividade e disseminação.
Destina-se a estudantes, profissionais e pesquisadores das áreas de psicologia, educação, saúde, administração, gestão de pessoas, gestão de políticas públicas e afins
Sheila Giardini Murta
Cristineide Leandro-França
Juliana Seidl
COLABORADORES:
Áderson Luiz Costa Junior, Carla Antloga, Gerson Américo Janczura, Isabelle Patriciá Freitas Chariglione, Isolda de Araújo Günther, Jéssica Vaz Malaquias, José Carlos Zanelli, Larissa de Almeida Nobre Sandoval, Leonardo Martins Barbosa, Lia Silvia Kunzler, Liana Fortunato Costa, Lilian Maria Borges, Lucia Helena de Freitas Pinho França, Marcos Pimenta, Maria Inês Gandolfo Conceição, Maurício Neubern
Apresentação.
Parte I - Fundamentos.
Capítulo 1. Prevenção e Promoção da saúde mental, Políticas Públicas sobre envelhecimento ativo e educação para aposentadoria.
Capítulo 2. Modelos Teóricos que Fundamentam os Programas de educação para aposentadoria.
Capítulo 3. Aposentadoria: crise ou liberdade?
Parte II - Planejamento de Programas de Educação para Aposentadoria
Capítulo 4. Manejo de grupos Psicoeducativos
Capítulo 5. Formatos de Programas de educação para aposentadoria
Capítulo 6. Planejamento de Programas de educação para aposentadoria
Parte III - Temas e Estratégias para Programas de Educação para Aposentadoria
Capítulo 7. Identidade, Valores e Novas Perspectivas Profissionais
Capítulo 8. Funções cognitivas, envelhecimento e aposentadoria: memória e Técnicas de Intervenção
Capítulo 9. O Pensar saudável na aposentadoria
Capítulo 10. Relacionamentos Familiares e conjugais na aposentadoria
Capítulo 11. Rede social e aposentadoria
Capítulo 12. Autonomia Financeira na aposentadoria
Capítulo 13. (Re)descobrindo o Lazer na aposentadoria
Capítulo 14. Espiritualidade, Promoção de saúde e aposentadoria
Capítulo 15. Projetos de Vida, Valores e ação comprometida na aposentadoria
Parte IV - Pesquisa
Capítulo 16. Pesquisa em avaliação de Programas de educação para aposentadoria