Neuropsicologia cognitiva - Modelos teóricos e aplicações em avaliação e intervenção
R$ 156,75 no Pix
ou R$ 165,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
Tema: Neuropsicologia
ISBN: 9786553742857Dimensões: 16 x 23 cm
Páginas: 328Edição: 1ª Edição
Ano de Publicação: 2025Descubra uma abordagem abrangente da Neuropsicologia Cognitiva neste livro, que reúne trabalhos teóricos e empíricos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva (NEUROCOG) e seus colaboradores.
Com 15 capítulos que abordam temas diversos, como linguagem, memória, funções executivas, desenvolvimento infantil e condições clínicas, incluindo dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), afasias e ansiedade de leitura, esta obra se destaca como uma valiosa fonte de informação para profissionais de psicologia, pedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, medicina e demais interessados em aprofundar seus conhecimentos nessa área. Ainda, traz em apêndice um programa de intervenção neuropsicológica voltado às habilidades de leitura e escrita em crianças.
Tenha acesso ao conhecimento gerado pelo grupo de pesquisas e compreenda a significativa contribuição do NEUROCOG para o campo da Neuropsicologia Cognitiva.
Jerusa Fumagalli de Salles
Luciane da Rosa Piccolo
Maxciel Zortea
INTRODUÇÃO (pág. 9)
Jerusa Fumagalli de Salles
Maxciel Zortea
Luciane da Rosa Piccolo
1. RELAÇÕES ENTRE HABILIDADES PRECURSORAS DE ALFABETIZAÇÃO E DESFECHOS DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS (pág. 23)
Érica Prates Krás Borges
Julia Scalco Pereira
Fabiano da Silva Ciochetta
2. TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE (TDAH) E DIFICULDADES DE LEITURA: O QUE DIZEM OS ESTUDOS COMPARATIVOS DE DESEMPENHO NEUROPSICOLÓGICO EM CRIANÇAS E O QUE INFORMAM A PRÁTICA NEUROPSICOLÓGICA? (pág. 41)
Gabriella Koltermann
Júlia Beatriz Lopes-Silva
Jerusa Fumagalli de Salles
3. RECONHECIMENTO DE PALAVRAS, FLUÊNCIA E COMPREENSÃO DE LEITURA TEXTUAL: A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS TRÊS SUBDOMÍNIOS PARA O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS NA LEITURA (pág. 57)
Fabiane Puntel Basso
Helena Vellinho Corso
Luciane da Rosa Piccolo
4. ANSIEDADE DE LEITURA E DESEMPENHO EM LEITURA: DECODIFICAÇÃO, COMPREENSÃO E FLUÊNCIA (pág. 69)
Luciane da Rosa Piccolo
Melina Lima
Francielle Machado Beria
Fabiane Puntel Basso
Jerusa Fumagalli de Salles
5. DESENVOLVIMENTO COGNITIVO-LINGUÍSTICO NA INFÂNCIA: RELAÇÕES COM NÍVEL SOCIOECONÔMICO E AMBIENTE LINGUÍSTICO FAMILIAR (pág. 85)
Julia Scalco Pereira
Gabriella Koltermann
Juliana Burges Sbicigo
Luciane da Rosa Piccolo
6. PROMOÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE DIFICULDADES: CONTRIBUIÇÕES DA RTI PARA MELHOR DESEMPENHO ACADÊMICO (pág. 101)
Natália Becker
Fabiano da Silva Ciochetta
Érica Prates Krás Borges
7. AVALIAÇÃO DE HABILIDADES SOCIOCOMUNICATIVAS NO TEA: ASPECTOS NEUROPSICOLÓGICOS, COMPORTAMENTAIS E FAMILIARES (pág. 117)
Francielle Machado Beria
Érica Prates Krás Borges
Bibiana Gallas Steigleder
Renata Giuliani Endres
Cleonice Alves Bosa
8. RELAÇÕES ENTRE COMPREENSÃO DE LEITURA E FUNÇÕES EXECUTIVAS: POSSIBILIDADES DO MODELO DE REDE (pág. 33)
Évelin Fulginiti de Assis
Débora Mayer Nunes
Wagner de Lara Machado
Helena Vellinho Corso
9. RELAÇÃO ENTRE MEMÓRIA DE TRABALHO E FUNÇÕES EXECUTIVAS – DO CONSTRUTO ÀS TAREFAS AVALIATIVAS E ÀS IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM APRENDIZAGEM (pág. 155)
Helena Vellinho Corso
Jerusa Fumagalli de Salles
10. BINDING E ATENÇÃO TOP-DOWN NO MODELO MULTICOMPONENTE DE MEMÓRIA DE TRABALHO (pág. 169)
Alexandre de Pontes Nobre
Francéia Veiga Liedtke
11. ASSOCIAÇÃO SEMÂNTICA DE PALAVRAS: DA TÉCNICA ÀS FUNÇÕES – ESTÍMULOS PARA CONSTRUÇÃO DE AVALIAÇÕES/INTERVENÇÕES
EM NEUROPSICOLOGIA (pág. 183)
Maxciel Zortea
Natália Becker
Jerusa Fumagalli de Salles
12. ESTUDO DO PROCESSAMENTO LÉXICO-SEMÂNTICO E DA MEMÓRIA IMPLÍCITA ATRAVÉS DO PARADIGMA DE PRIMING (pág. 205)
Juliana Burges Sbicigo
Carolina Luísa Beckenkamp
Alexandre de Pontes Nobre
13. METACOGNIÇÃO E METAMEMÓRIA DURANTE O ENVELHECIMENTO: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO E INTERVENÇÕES SOB A ÓTICA DA NEUROPSICOLOGIA (pág. 223)
Maxciel Zortea
Felipe Schroeder de Oliveira
Camila Schorr Miná
14. DESENVOLVIMENTO DE TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA PARA O CONTEXTO BRASILEIRO (pág. 241)
Jaqueline de Carvalho Rodrigues
Luciane da Rosa Piccolo
Julia Scalco Pereira
Natália Becker
Fabiane Puntel Basso
15. REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA NAS AFASIAS PARA ALÉM DA LINGUAGEM (pág. 263)
Denise Ren da Fontoura
Luis Filipe Silveira Schmidt
APÊNDICE – PROGRAMA INSTRUÇÃO NEUROPSICOLÓGICA DA LEITURA E DA ESCRITA – VERSÃO DE PESQUISA (INELE-P): SUGESTÕES AO APLICADOR (pág. 277)
Natália Becker
Mirella Liberatore Prando
Jerusa Fumagalli de Salles