Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line
R$ 191,00
R$ 145,16 no Pix
ou R$ 152,80 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Psicoterapia/Psicodiagnóstico
- ISBN: 978-65-8991-480-8
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2022
- Tamanho: 16 x 23 cm
- Páginas: 460
O livro Ludodiagnóstico: da natureza à clínica infantil on-line está dividido em três partes: na primeira parte, após a apresentação das definições e o delineamento do que é o lúdico, com seus instrumentos e materiais, os autores apresentam as principais ideias filosóficas atuais, as influências culturais do brincar e as competências do brincar livre na natureza, na família e nas brinquedotecas. A segunda parte traz profissionais de educação, medicina, fonoaudiologia e saúde que utilizam o lúdico em seu atendimento clínico e diagnóstico.
Na terceira parte, após fornecer os fundamentos clínicos sobre a representação infantil e o conceito de imagem mental para análise do diagnóstico prático da interação lúdica, apresenta-se a fundamentação teórico-técnica psicanalítica winicottianna. A obra termina apresentando e refletindo sobre o atendimento clínico lúdico presencial e on-line abordando temas atuais, como o luto infantil e o uso de drogas na infância, discutindo, por meio de casos clínicos, a problemática da criança que não brinca. O estudioso sobre o lúdico infantil encontrará em todas as partes do livro sugestões sobre os materiais, bem como capítulos com fundamentações de indicadores para a análise do lúdico na criança e no adolescente.
Rosa Maria Lopes Affonso
PREFÁCIO (pág. 11)
APRESENTAÇÃO (pág. 15)
PARTE 1 - O LÚDICO NA NATUREZA, EDUCAÇÃO E CULTURA (pág. 16)
1. BRINCAR, BRINQUEDO E BRINCADEIRA (pág. 17)
Rosa Maria Lopes Affonso
2. IDEIAS DE JOHN DEWEY SOBRE BRINQUEDOS NA ESCOLA (pág. 45)
Marcos Antônio Lorieri
3. O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS E EMOCIONAIS DAS CRIANÇAS POR MEIO DO BRINCAR EM CONTACTO COM A NATUREZA (pág. 59)
Mário Fortes Santos
.
4. BRINCAR: TÃO CLARO PARA AS CRIANÇAS, TÃO ESQUECIDO PELOS ADULTOS (pág. 77)
Ana Margarida Real Lourenço
05. BRINCAR EM FAMÍLIA: ATIVIDADE LÚDICA E ENVOLVIMENTO PARENTAL (pág. 91)
Anabela Fonseca Reis
06. O BRINCAR E O BRINQUEDO NA CULTURA, NO DESENVOLVIMENTO E NA FORMAÇÃO HUMANA (pág. 111)
Elaine T. Dal Mas Dias
Lucia Maria G. Barbosa
7. BRINQUEDOTECAS: CONCEITO E MODALIDADES (pág. 131)
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
Sônia Aparecida Reis de Oliveira
PARTE 2 - O LÚDICO UTILIZADO POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO E PSICOPEDAGOGIA (pág. 160)
8. O USO DO BRINCAR NA PEDIATRIA: O HIGHLIGHT DA CONSULTA PEDIÁTRICA (pág. 161)
Fernanda Pilate Kardosh
Fernando Lamano Ferreira
9. BRINQUEDOS E JOGOS: BOAS ESCOLHAS PARA A PSICOPEDAGOGIA E A EDUCAÇÃO (pág. 169)
Roselene Crepaldi
Angela Renso Madeira
Marcia Alves Simões Dantas
10. O BRINQUEDO E A AVALIAÇÃO AUDITIVA INFANTIL (pág. 185)
Maria Fernanda Gentil Costa
11. JOGO DE AREIA PSICOPEDAGÓGICO: UMA TÉCNICA LÚDICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA EM UMA INTERFACE COM A FONOAUDIOLOGIA (pág. 203)
Márcia Alves Simões Dantas
Maria Teresa Messeder Andion
12. BRINCAR, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL: A PANDEMIA DA COVID-19 (pág. 231)
Rosa Maria Lopes Affonso
Thais Teixeira
13. DIAGNÓSTICO DO BRINCAR LIVRE: INDICADORES DE AVALIAÇÃO COGNITIVA (pág. 257)
Rosa Maria Lopes Affonso
PARTE 3 - O LÚDICO NA CLÍNICA PSICOLÓGICA (pág. 280)
14. IMAGEM MENTAL, CONHECIMENTO E JOGO (pág. 281)
Adrian Oscar Dongo Montoya
15. BRINCAR E DESENHAR: A CONSTITUIÇÃO DO ESPAÇO POTENCIAL (pág. 299)
Leila Salomão de La Plata Cury Tardivo
16. LUDODIAGNÓSTICO OU TÉCNICA LÚDICA ON-LINE COMPARTILHADA (pág. 315)
Rosa Maria Lopes Affonso
17. ATENDIMENTO ON-LINE A CRIANÇAS: A URGÊNCIA DE NOVOS OLHARES PARA APRÁTICA CLÍNICA INFANTIL (pág. 335)
Hilda Rosa Capelão Avoglia
Helena Rinaldi Rosa
Marlene Alves da Silva
.
18. A CRIANÇA QUE NÃO BRINCA MAIS: ÉPOCA EM QUE SOBRAM EMOÇÕES E FALTAM PALAVRAS (pág. 351)
Maria Salete Arenales-Loli
19. LUDODIAGNÓSTICO E AS CENAS LÚDICAS (pág. 371)
Rosa Maria Lopes Affonso
.
20. LUDODIAGNÓSTICO E LUDOTERAPIA: ATENDIMENTO PSICOLÓGICO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM PLATAFORMAS ON-LINE (pág. 403)
Maria Salete Lopes Legname de Paulo
21. LUTO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DA CLÍNICA PSICOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA (pág. 423)
Thais Teixeira
Maria Helena Pereira Franco