Ludodiagnóstico - análise cognitiva das representações
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- Tema: Novos Temas
- ISBN: 978-85-7585-476-1
- Peso: 382 gramas
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 260
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2011
Este livro é dedicado ao profissional interessado no diagnóstico clínico do funcionamento da estrutura mental precoce e suas repercussões no desenvolvimento das representações do homem. Rosa Maria Lopes Affonso procura demonstrar a importância da construção do real pela criança, segundo a acepção de Jean Piaget, e como essa teoria pode contribuir para o estudo da expressão das vivências do ser humano, possibilitando compreender as relações afetivas e cognitivas.
Com sua experiência como ludoterapeuta, a autora apresenta indicadores a serem analisados num contexto ludodiagnóstico, ampliando as investigações sobre comportamentos associados a aprendizagem e dificuldades socioafetivas e relacionais.
Rosa Maria Lopes Affonso
Introdução (pág. 7)
1. A contribuição da teoria piagetiana na clínica (pág. 13)
2. História do Laboratório de Epistemologia Genética e Reabilitação Psicossocial (pág. 27)
2.1. Histórico das relações entre afeto e cognição (pág. 40)
3. A investigação da representação no processo psicodiagnóstico (pág. 45)
4. A técnica ludodiagnóstica (pág. 49)
4.1 O procedimento ludodiagnóstico (pág. 50)
5. As construções espaço-temporais e causais na organização da experiência vivida e na constituição eu-não-eu (pág. 65)
6. Identificação e definição das noções espaço-temporais e causais (pág. 87)
6.1. As noções espaço-temporais e causais (pág. 90)
7. Sessões ludodiagnósticas e a análise das noções espaço- temporais e causais (pág. 101)
7.1 Aprendendo a analisar as noções espaço-temporais e causais (pág. 102)
7.2 Identificando o comprometimento espaço-temporal e causal: crianças com diagnóstico de severo comprometimento social (pág. 146)
7.3 Discurso caótico sem falha cognitiva (pág. 185)
7.4 As noções espaço-temporais e causais e o diagnóstico diferencial nas queixas de dificuldade de aprendizagem (pág. 198)
7.5 As noções espaço-temporias e causais e o encaminhamento (pág. 221)