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EAD - Uso de Telas e Saúde Mental: intervenções clínicas e ações preventivas

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O curso "Uso de Telas e Saúde Mental" trata da presença crescente de tecnologias da informação e comunicação no dia a dia das pessoas. São abordadas as principais demandas de atenção e cuidados psicológicos, bem como estratégias de intervenção clínica e ações de prevenção, abrangendo aspectos negativos e positivos associados ao uso dessas tecnologias no cenário contemporâneo.
 

Objetivo

O curso visa propiciar a aplicação de conhecimento científico atualizado sobre como os comportamentos de uso das tecnologias da informação e comunicação podem interferir na saúde mental dos indivíduos, provendo orientações práticas direcionadas a profissionais das áreas da Saúde e Educação.
 

Público-alvo

Psicólogos, Profissionais da Saúde e Educação e graduandos destas áreas.
 

Programa

Módulo 1 - Uso de tecnologias e saúde mental (Profa. Amanda Borges Fortes). Enfoque: todos

Neste módulo são abordados conceitos fundamentais relacionados ao comportamento de uso de tecnologias da informação e comunicação e saúde mental, bem como orientações práticas, incluindo os tópicos: como diferenciar os comportamentos patológicos de uso habitual; o uso problemático envolvendo intensidade de uso, horário de uso e tipos de uso; e o papel da regulação emocional para o uso saudável das telas.
 

Módulo 2 - Cyberbullying, sexting e outras violências - Parte 1 (Profa. Carolina Saraiva Macedo Lisboa). Enfoque: crianças e adolescentes

Este módulo aborda o uso de tecnologias envolvendo violências como cyberbullying, sexting e outras, com enfoque em crianças e adolescentes. 
 

Módulo 3 - Cyberbullying, sexting e outras violências - Parte 2 (Profa. Lauren Gonçalves de Sá Lipp). Enfoque: adultos (18+ anos) 

Este módulo aborda o uso de tecnologias envolvendo violências como cyberbullying, sexting e outras, com enfoque em adultos, bem como motivos e riscos associados ao uso de sites de relacionamento.
 

Módulo 4 - Videogames: ônus ou bônus? (Prof. Daniel Capelli Fulginiti). Enfoque: todos

Neste módulo são abordados os riscos e benefícios associados à prática de jogar videogames (jogos eletrônicos), com enfoque em crianças, adolescentes e adultos. São apresentadas as variáveis que podem interferir na relação entre jogar videogames e o bem-estar psicológico, junto a estratégias para propiciar o uso desse tipo de tecnologia de maneira funcional.
 

Módulo 5 - Subjetividades associadas ao uso das tecnologias (Prof. André Verzoni). Enfoque: adultos (18+ anos)

Neste módulo são abordadas as subjetividades do ser humano associadas ao uso das tecnologias da informação e comunicação, no contexto contemporâneo. Com o olhar para as alterações emocionais e as relações dos indivíduos com a cultura, o tema da digitalidade é discutido junto às formas de subjetivação, narcisismo e impactos sobre o psiquismo.
 

Módulo 6 - Uso de telas pós-pandemia: boas e más notícias - Parte 1 e 2 (Profa. Patricia Liebesny Broilo). Enfoque: todos

Este módulo final do curso trata do aumento do uso de telas diante da pandemia da COVID-19. Abordando a digitalização das atividades cotidianas e conceitos como infodemia e alfabetização digital, discute-se o uso nocivo das telas bem como o seu potencial de uso a favor da saúde mental.
 

Carga horária | Certificado

• Carga horária: 03 Horas*
• Certificado: Certificação Vetor

*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:

• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
• A sua senha será enviada em até 03 dias úteis, observando que passará a contar somente após a confirmação do pagamento, da autenticidade de seus dados;
• Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
• O curso não contempla materiais impressos.

****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.
 

Dúvidas Frequentes

COMO SÃO AS AULAS?

O Curso é 100% virtual!

As aulas são compostas por vídeos e slides. Em caso de dúvidas, poderão enviar e-mail para cursos@vetoreditora.com.br. 

O aluno terá acesso ao conteúdo integral desde a liberação do acesso
 

PRECISO ESTAR ONLINE EM ALGUM HORÁRIO MARCADO?

O aluno poderá acessar o curso livremente, conforme sua disponibilidade e no horário que lhe for mais adequado. Como este Curso é EAD, não haverá aulas com horário marcado.
 

POSSO SALVAR O CONTEÚDO?

Os materiais em PDF disponíveis na plataforma poderão ser salvos, com exceção dos vídeos aulas.
 

O CURSO NÃO CONTEMPLA MATERIAIS IMPRESSOS (MANUAIS, LIVROS etc.).

 

SEREI AVALIADO DURANTE O CURSO?

Não há avaliações formais em forma de prova e/ou trabalhos, controlamos apenas a presença/acesso do aluno no Curso.
 

RECEBO UM CERTIFICADO AO FINAL?

Após a conclusão do curso, o Certificado Digital estará disponível para emissão no próprio ambiente virtual no perfil do aluno ou na página do curso.
 

QUANDO É LIBERADO O ACESSO AO CURSO?

Após confirmação de pagamento, você receberá um e-mail automático de confirmação da inscrição e informações iniciais, como o link, login e senha para acessar a Plataforma EAD.

É importante que você verifique também sua caixa de Spam/ Lixo Eletrônico. 
 

SOU ESTUDANTE COMO FAÇO A INSCRIÇÃO?

Caso você seja estudante de graduação em psicologia solicitamos que encaminhe seu comprovante/atestado de matrícula para cursos@vetoreditora.com.br 
Lembrando que sua inscrição estará confirmada mediante encaminhamento deste documento.

Psicóloga Drª Carolina S. M. Lisboa

Psicóloga (PUCRS), Mestre/Doutora em Psicologia (UFRGS) com estágio na Universidade do Minho (Portugal). Terapeuta Cognitivo-Comportamental (certificada FBTC). Pesquisadora 1 D-CNPq. Editora associada Revistas PSICO e Psykhe (Chile). Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da PUCRS.
 

Psicóloga Dr8 Patricia Liebesny Broilo - Psicóloga (PUCSP), Mestre/Doutora (PPGAd/PUCRS) bolsista PROSUC/CAPES. Possui Pós-Doutorado em Psicologia (PPGP/PUCRS) e Especialização em Neuropsicologia (lnTCC), MBA em Gestão Organizacional (FGV) e Pós-Graduação em Mkt (UCSB, EUA). Enfoque em Avaliações Psicológicas/Neuropsicológicas.

Psicóloga Me. Amanda Borges Fortes

Psicóloga e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (Wainer Psicologia). Psicóloga clínica com abordagem Cognitivo-Com portam ental. 
 

Psicólogo Dr. André Verzoni

Psicólogo (PUCRS), Mestre/Doutor em Psicologia (PUCRS) bolsista CAPES. Possui Formação em Psicanálise (APPOA) e Extensão no Laboratório Freudiano (Roma, Itália). Professor na Faculdade Factum. Psicólogo clínico com ênfase em Psicoterapia Psicanalítica. 
 

Psicólogo Me. Daniel Capelli Fulginiti

Psicólogo e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (Wainer Psicologia). 
 

Psicólogo Me. Lauren Gonçalves de Sá Lipp

Psicóloga (UNISINOS) e Mestre em Psicologia Clínica (PUCRS). Possui Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (CEFI) e Formação em Terapia do Esquema (Wainer - NYC lnstitute for Schema Therapy).

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