Corpo em Jung: Estudos em calatonia e práticas integrativa
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Tema: Saúde
ISBN: 978-85-7585-639-0
Peso: 318 gramas
Tamanho: 15,5 x 23 cm
Páginas: 312
Edição: 1ª Edição
Ano de Publicação: 2012
O livro Corpo em Jung: estudos em calatonia e práticas integrativas retrata, de maneira admirável, parte importante do legado de Pethö Sándor, doutor honoris causa pela PUC-SP. Seus ensinamentos já atravessam gerações de profissionais da saúde e da educação.
Foi um visionário ao reconhecer, há décadas, a importância da neurobiologia nas bases da psique. Generosamente, com as traduções das obras de Jung do alemão para o português, presenteou seus alunos com leituras não disponíveis, naquela época, ainda em nenhuma outra língua.
Dr. Sándor ensinou, junto com a calatonia, os toques sutis e a descompressão fracionada, técnicas descritas neste livro – a necessidade da ressonância emocional, do respeito ao paciente, do amor à profissão, da curiosidade pelo novo e da abertura à construção do conhecimento que sempre se renova.
Atualmente, o mestre vive na alma de seus discípulos e nas técnicas aprendidas por eles, e certamente seus ensinamentos de vida estão indelevelmente impressos na memória implícita de cada um.
Maria Elci Spaccaquerche
Prefácio: A Calatonia de Pethö Sándor: um método de integração psicofísica (pág. 7)
Mathilde Neder, Beatriz Mauro
Apresentação (pág. 11)
Maria Elci Spaccaquerche
1. Bases neuropsicológicas do trabalho corporal na psicoterapia (pág. 19)
Ana Maria Galrão Rios, Marilena Dreyfuss Armando, Ana Carolina Brocanello Regina
2. A consciência e sua base no corpo (pág. 39)
Anita Ribeiro-Blanchard
3. Calatonia e musicoterapia: a doença e a reabilitação no caminho de individuação (pág. 61)
Ana Maria Caramujo
4. A visão externa trabalhando a visão interna (pág. 75)
Ana Paula Figueiredo
5. Os toques sutis na psicoterapia infantil (pág. 89)
Angela Scuoppo
6. Os toques sutis na educação: um religar do corpo com a cabeça (pág. 105)
Céline Lorthiois
7. Calatonia e sociodrama construtivista: ações de psicoeducação preventiva (pág. 117)
Dulce Regina Barbosa Loureiro Conte
8. O corpo-sentido na pedagogia da Integração Fisiopsíquica (pág. 129)
Elvira Maria Leme
9. Calatonia: relatos e reflexões (pág. 153)
Fernando Nobre Cortese
10. Calatonia e mandalas: recursos corporais e artísticos na prática clínica (pág. 161)
Irene Gaeta Arcuri Renata Whitaker Horschutz
11. Calatonia e esquizofrenia (pág. 187)
Leda Maria Perillo Seixas
12. O feminino e a lateralidade: um estudo de caso (pág. 207)
Maria Elci Spaccaquerche
13. Toques sutis em crianças institucionalizadas (pág. 215)
Maria Irene Crespo Gonçalves
14. Calatonia e presença (pág. 231)
Marcia Custódio
15. A magia dos sonhos e a Calatonia (pág. 247)
Marfiza Ramalho Reis
16. Calatonia e a recuperação da integridade do ser: um caso clínico (pág. 257)
Maris Stella Alvares Gabriel
17. Simbolismo das imagens calatônicas (pág. 277)
Paulo Toledo Machado Filho
18. Calatonia: reflexões sobre seu ensino no espaço acadêmico (pág. 291)
Rosa Maria Farah, Maria Georgina Ribeiro Gonçalves