icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_c0588b57-5e86-4e14-9b2b-e0fe05469296
image_02692f31-800f-4d82-8903-c3ee13497e6c
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Aprendizagem da Linguagem Escrita: Contribuições da Pesquisa

SKU 002782

0 avaliações de clientes

R$ 108,30 no Pix

ou R$ 114,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • Tema: Aprendizagem
  • ISBN: 978-85-7585-357-3
  • Peso: 220 gramas
  • Tamanho: 14 x 21 cm
  • Páginas: 360
  • Edição: 1ª Edição
  • Ano de Publicação: 2010

Este volume da coleção “Psicologia da Linguagem” é resultante da produção de pesquisadores/autores de várias instituições universitárias brasileiras, que participam do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).

Os trabalhos reunidos neste livro têm como objetivo divulgar progressos teóricos resultantes de investigações realizadas no meio acadêmico no tocante ao processo de aquisição e aperfeiçoamento da linguagem escrita. O intuito da obra é promover a interlocução entre os professores/pesquisadores e outros professores, principalmente os alfabetizadores, cuja prática constitui, condição necessária de acesso da população brasileira ao domínio proficiente da leitura e da escrita.

Sandra Regina Kirchner Guimarães

Maria Regina Maluf

Apresentação (pág. 07)

• Sandra Regina Kirchner Guimarães e Maria Regina Maluf

 

Parte 1– Aquisição inicial da escrita (pág. 15)

1 - Do conhecimento implícito à consciência metalinguística indispensável na alfabetização (pág. 17)

• Maria Regina Maluf

 

2 - Dificuldades de leitura e escrita: revisão sobre os critérios de avaliação e identificação (pág. 33)

• Jerusa Fumagalli de Salles, Renata de Souza Zamo, Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Graciela Inchausti Jou

 

3 - Processamento fonológico e habilidade de leitura e escrita: evidência de adultos em programas de alfabetização (pág. 61)

• Cláudia Cardoso-Martins, Marcela Fulanete Corrêa

 

Parte 2 – Aperfeiçoamento da concepção alfabética de escrita e produção de textos (pág. 91)

4 - As convenções da escrita e a ocorrência de segmentações não convencionais no texto escrito por crianças (pág. 93)

• Jane Correa

 

5 - Relações entre a consciência morfossintática e o desempenho na segmentação do texto em palavras gráficas (pág. 121)

• Sandra Regina Kirchner Guimarães

 

6 - Refletindo sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita (pág. 153)

• Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota

 

7 - Consciência morfossintática: novas explorações (pág. 173)

• Antonio Roazzi, Rafaella Asfora, Bianca Queiroga

 

8 - Conhecimento ortográfico, compreensão em leitura e competências de produção textual em alunos com dificuldades no processo de escolarização (pág. 203)

• Sylvia Domingos Barrera e Gislaine Gasparin Nobile

 

9 - A escrita na escola: o caso da revisão de textos (pág. 239)

• Alina Galvão Spinillo

 

Parte 3 – Compreensão da leitura (pág. 277)

10 - Experiências de professores dos anos iniciais como leitores e suas práticas pedagógicas de leitura em sala de aula (pág. 279)

• Sandra Patrícia Ataíde Ferreira

 

11 - Compreensão de textos em estudantes: características e promoção de competências (pág. 307)

• Adriana Benevides Soares e Thamires de Abreu Emmerick

 

12 - Exercícios e estratégias aplicados em sala de aula para uma melhor compreensão de texto (pág. 343)

• Maria da Graça Bompastor Borges Dias, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Antonio Roazzi

 

Sobre os autores (pág. 355)

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!