Aprendizagem da Linguagem Escrita: Contribuições da Pesquisa
R$ 108,30 no Pix
ou R$ 114,00 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-357-3
- Peso: 220 gramas
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 360
- Edição: 1ª Edição
- Ano de Publicação: 2010
Este volume da coleção “Psicologia da Linguagem” é resultante da produção de pesquisadores/autores de várias instituições universitárias brasileiras, que participam do Grupo de Trabalho (GT) “Desenvolvimento Sociocognitivo e da Linguagem”, da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).
Os trabalhos reunidos neste livro têm como objetivo divulgar progressos teóricos resultantes de investigações realizadas no meio acadêmico no tocante ao processo de aquisição e aperfeiçoamento da linguagem escrita. O intuito da obra é promover a interlocução entre os professores/pesquisadores e outros professores, principalmente os alfabetizadores, cuja prática constitui, condição necessária de acesso da população brasileira ao domínio proficiente da leitura e da escrita.
Sandra Regina Kirchner Guimarães
Maria Regina Maluf
Apresentação (pág. 07)
• Sandra Regina Kirchner Guimarães e Maria Regina Maluf
Parte 1– Aquisição inicial da escrita (pág. 15)
1 - Do conhecimento implícito à consciência metalinguística indispensável na alfabetização (pág. 17)
• Maria Regina Maluf
2 - Dificuldades de leitura e escrita: revisão sobre os critérios de avaliação e identificação (pág. 33)
• Jerusa Fumagalli de Salles, Renata de Souza Zamo, Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Graciela Inchausti Jou
3 - Processamento fonológico e habilidade de leitura e escrita: evidência de adultos em programas de alfabetização (pág. 61)
• Cláudia Cardoso-Martins, Marcela Fulanete Corrêa
Parte 2 – Aperfeiçoamento da concepção alfabética de escrita e produção de textos (pág. 91)
4 - As convenções da escrita e a ocorrência de segmentações não convencionais no texto escrito por crianças (pág. 93)
• Jane Correa
5 - Relações entre a consciência morfossintática e o desempenho na segmentação do texto em palavras gráficas (pág. 121)
• Sandra Regina Kirchner Guimarães
6 - Refletindo sobre o papel da consciência morfológica nas dificuldades de leitura e escrita (pág. 153)
• Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota
7 - Consciência morfossintática: novas explorações (pág. 173)
• Antonio Roazzi, Rafaella Asfora, Bianca Queiroga
8 - Conhecimento ortográfico, compreensão em leitura e competências de produção textual em alunos com dificuldades no processo de escolarização (pág. 203)
• Sylvia Domingos Barrera e Gislaine Gasparin Nobile
9 - A escrita na escola: o caso da revisão de textos (pág. 239)
• Alina Galvão Spinillo
Parte 3 – Compreensão da leitura (pág. 277)
10 - Experiências de professores dos anos iniciais como leitores e suas práticas pedagógicas de leitura em sala de aula (pág. 279)
• Sandra Patrícia Ataíde Ferreira
11 - Compreensão de textos em estudantes: características e promoção de competências (pág. 307)
• Adriana Benevides Soares e Thamires de Abreu Emmerick
12 - Exercícios e estratégias aplicados em sala de aula para uma melhor compreensão de texto (pág. 343)
• Maria da Graça Bompastor Borges Dias, Sandra Patrícia Ataíde Ferreira e Antonio Roazzi