icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_4c7ea434-3ccb-4837-8caa-011a7e4dd061
image_9a987646-f38f-4979-ab8e-6aec36339ca6
icon-arrow-left
icon-arrow-right

O Desenvolvimento de Competências Sociocognitivas

SKU 003706

0 avaliações de clientes

R$ 84,55 no Pix

ou R$ 89,00 no boleto

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

  • Tema: Aprendizagem
  • ISBN: 978-85-7585-698-7
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Tamanho: 14 x 21 cm
  • Páginas: 256

O estudo das competências sociocognitivas ocupa um lugar central na investigação do desenvolvimento sociocognitivo e é, atualmente, um dos tópicos de pesquisa mais produtivos da psicologia contemporânea.

Os temas abordados apresentam como característica comum a aceitação da interação social como propulsora dos diversos aspectos do desenvolvimento sociocognitivo. Assim, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, em especial em seus aspectos pragmáticos, a evolução da capacidade de representar a si e aos outros como seres dotados de estados mentais, a capacidade, o desenvolvimento precoce do julgamento moral autônomo e a importância da empatia como construto que interliga os aspectos cognitivos e afetivos presentes na sociocognição atesta esta preferência teórico-epistemológica.

Os autores esperam que os trabalhos apresentados promovam a troca entre pesquisadores de várias áreas sobre o tema das competências sociocognitivas e suscitem novas e produtivas investigações, tornando este livro uma ferramenta útil para a consulta de psicólogos, pesquisadores e estudantes, tanto de graduação como de pós-graduação, que têm interesse no atendimento clínico e educacional das crianças. 

Apresentação: O desenvolvimento de competências sociocognitivas

Antonio Roazzi, Tania Mara Sperb (pág. 7)

 

1. Aspectos sociocognitivos no desenvolvimento inicial da linguagem: input linguístico, interação social, atenção conjunta e emoção

Luciana Fontes Pessôa, Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Maria Lucia Seidl-de-Moura (pág. 13)

 

2. Contos e narrativas infantis: análise das lógicas de organização narrativa

Luciane De Conti, Isabella Giordano Bezerra (pág. 37)

.

3. Leitura mediada com enfoque sociocognitivo: subsídios teórico-práticos

Marisa Cosenza Rodrigues (pág. 63)

 

4. Coerência e teoria da mente no discurso narrativo infantil

Greicy Boness de Araujo, Tania Mara Sperb (pág. 95)

 

5. Efeitos da linguagem materna na compreensão de estados mentais em crianças autistas

Eliana Cristina Gallo-Penna, Maria Regina Maluf (pág. 121)

 

6. Pragmática da linguagem e representação de crença

Sara Del Prete Panciera, Simone Ferreira da Silva Domingues (pág. 143)

 

7. O papel da teoria da mente no desenvolvimento da compreensão de ironia

Débora de Hollanda Souza, Nádia Villa (pág. 167)

 

8. Empatia: desafios conceituais e relações com a moralidade e o comportamento pró-social

Antonio Roazzi, Franciela Félix de Carvalho MonteLeonardo Rodrigues Sampaio (pág. 189)

 

9. A construção do conhecimento social na infância: pesquisas recentes e novas perspectivas para a psicologia do desenvolvimento sociomoral

Leonardo Rodrigues Sampaio, Antonio RoazziFélix De Carvalho Monte (pág. 223)

 

Sobre os autores (pág. 251)

Opniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!