icon_success icon_info icon_warning icon_error

image_a7e5abe4-43f7-47be-9f0c-d2065c687bc0
image_31e18f29-3197-4cba-afe2-a2570c76f19f
icon-arrow-left
icon-arrow-right

Combo PROTEA-R - Curso EAD + Coleção do Teste

SKU 004751

0 avaliações de clientes

R$ 645,00

R$ 551,48 no Pix

ou em até 5x de R$ 116,10

Ver mais formas de pagamento

Consulte frete e o prazo de entrega

Não Sabe o Cep?

Curso EAD - PROTEA-R (Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista).


O Sistema PROTEA-R de Avaliação do Transtorno do Espectro Autista é um instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil.
 

O instrumento tem por objetivo rastrear a presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista em crianças com cerca de 24 a 60 meses de idade. A partir da observação do comportamento infantil, que ocorre por meio de situações de brincadeira livre e semiestruturada, você pode traçar um perfil de comportamento da criança, contemplando suas potencialidades e dificuldades, e indicar a presença, ou não, de risco para Transtorno do Espectro Autista.
 

Este curso está organizado em sete módulos que apresentam os pressupostos teóricos e empíricos do instrumento, orientações para conduta do avaliador nas entrevistas de anamnese e de devolução, bem como instruções de administração e codificação do Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal

(PROTEA-R-NV), ilustradas pela apresentação de um caso clínico. 
 

MÓDULO 1 

Sistema PROTEA-R: Apresentação do instrumento e pressupostos teóricos e empíricos

Esse módulo apresenta a estrutura do Sistema PROTEA-R, bem como os pressupostos teóricos e empíricos que embasaram o desenvolvimento desse instrumento.
 

MÓDULO 2

Entrevista de anamnese

Esse módulo contempla os diferentes aspectos envolvidos na entrevista de anamnese, com foco nas instruções da conduta do avaliador, pautadas no conceito de coparentalidade.
 

MÓDULO 3

Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV): Apresentação dos itens

Esse módulo apresenta os dezessete itens que compõem o Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal. Esses itens estão divididos em três áreas: comportamentos sociocomunicativos; qualidade da brincadeira e movimentos repetitivos e estereotipados do corpo. O objetivo desse protocolo é avaliar os comportamentos envolvidos na interação da criança com o avaliador, bem como a qualidade da brincadeira.
 

MÓDULO 4

PROTEA-R-NV: Preparação do ambiente, setting de brinquedos e contextos de avaliação 

Esse módulo apresenta a preparação do ambiente e os contextos de avaliação envolvidos na administração do PROTEA-R-NV. São abordados aspectos relacionados à adequação do espaço físico e à organização do setting de brinquedos, bem como orientações referentes aos contextos de avaliação contemplados no Protocolo: brincadeira livre e brincadeira semiestruturada.
 

MÓDULO 5

PROTEA-R-NV: Orientações para conduta do avaliador

Esse módulo apresenta, de forma detalhada, aspectos referentes à administração de uma sessão de avaliação do PROTEA-R-NV, com foco nas orientações de conduta do avaliador.
 

MÓDULO 6

PROTEA-R-NV: Instruções de codificação e interpretação dos resultados

Esse módulo está dividido em três aulas, nas quais são abordadas instruções de codificação e interpretação dos resultados oriundos do PROTEA-R-NV. A primeira aula contempla as orientações gerais, a segunda aula aborda, especificamente, os itens críticos para identificação de risco para o TEA, por fim, a terceira aula, apresenta um caso clínico para ilustrar a codificação de cada um dos itens do PROTEA-R-NV.
 

MÓDULO 7

Entrevista devolutiva e elaboração do laudo

Esse módulo apresenta a elaboração do laudo e a entrevista devolutiva. O processo de devolução dos resultados da administração do Sistema PROTEA-R tem como objetivo integrar as informações e observações acessadas ao longo da avaliação e discuti-las com os responsáveis da criança, contemplando, quando for o caso, orientações de encaminhamento para outros profissionais.
 

Carga Horária

3h*

*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
 

Diferenciais

Os cursos abordam todo o processo necessário para fornecer ao aluno a capacidade de utilizar os testes após realizá-lo;

As aulas são ministradas por autores dos testes e/ou especialistas com grande experiência didática.
 

Acesso ao curso

Mediante o uso de uma senha pessoal e intransferível, o aluno poderá assistir às aulas por meio de videoaulas onde e quando desejar. A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio). Não há plantão de dúvida e interação com o professor.

**O primeiro acesso ao curso deverá ser feito em até 60 dias após a compra. Após o primeiro acesso, as aulas estarão disponíveis por 2 anos.
***Curso totalmente on-line:

• Após a confirmação da inscrição, o aluno receberá no e-mail cadastrado uma mensagem com o link de acesso à plataforma;
•  Ao clicar no link o aluno poderá cadastrar sua senha e entrar no ambiente virtual do curso. Após o acesso, o aluno poderá assistir às aulas onde e quando desejar;
• A aprendizagem é complementada por meio de materiais didáticos (artigos, slides ou textos de apoio);
• Não há plantão de dúvidas ou interação com o professor;
•  O curso não contempla materiais impressos.

****Todos os cursos têm certificado, que é emitido pelo próprio aluno ao concluir as aulas.

Caso seja estudante e tenha interesse em realizar o curso, favor entrar em contato pelo telefone 11 3146-0342 | 11 3146-0333 ou pelo e-mail: cursos@vetoreditora.com.br.

 


 

Coleção PROTEA-R

O Sistema está dividido em três eixos: (1) Entrevista de anamnese; (2) Protocolo de Avaliação Comportamental para Crianças com Suspeita de TEA – Versão Revisada – Não Verbal (PROTEA-R-NV); e (3) Entrevista devolutiva.
 

Objetivo

Instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do transtorno do espectro autista (TEA).
 

Público-alvo

Crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente aquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.
 

Aplicação

Individual, sem limite de tempo. É composto por entrevista de anamnese com os pais ou responsáveis, três sessões de observação do comportamento infantil (com cerca de 45 minutos cada) e uma sessão de entrevista devolutiva. Para a utilização do Sistema, são necessários o livro de instruções, o protocolo de registro, o kit de brinquedos e um gravador de vídeo (sugestão).

Opiniões Sobre o Produto

O produto não tem reviews.

Deixe o seu comentário!