Aprendizagem Significativa Condições para Ocorrência
R$ 106,00
R$ 80,56 no Pix
ou R$ 84,80 no boleto
Consulte frete e o prazo de entrega
- Tema: Aprendizagem
- ISBN: 978-85-7585-250-7
- Edição: 1ª Edição
- Ano: 2008
- Tamanho: 14 x 21 cm
- Páginas: 296
Este livro propõe uma reflexão sobre o aprender que propicia ao ser humano o uso de sua capacidade de compreender e elaborar ou, em outras palavras, aprender com significado.
Em linhas gerais o que se oferece são subsídios teóricos e epistemológicos sobre o aprender em situação formal de ensino e em situações não especificadas, e discutir lacunas e comprometimentos do aprender com exemplos em diferentes áreas de pesquisa. Os capítulos têm uma linha mestra que é sugerida no título do livro Aprendizagem Significativa: condições para ocorrência e lacunas que levam a comprometimentos.
Esta publicação terá alcançado seu objetivo se alertar para a importância das condições oferecidas para que ocorra o aprender com significado e realizado sua meta central se ficar evidenciado que, para dimensionar comprometimentos no desenvolvimento da aprendizagem, é indispensável uma análise cuidadosa das lacunas nas condições requeridas para esse aprender.
Elcie F. Salzano Masini
Marcos Antonio Moreira
Apresentação (pág.9)
Parte I - O aprender em situação formal de ensino
1. A teoria da Aprendizagem Significativa segundo Ausubel (pág.15)
• Marco Antonio Moreira
2. Aprendizagem Significativa segundo outras perspectivas (pág.45)
• Marco Antonio Moreira
Parte II - O aprender em situações não especificadas
3. O aprender na complexidade (pág.63)
• Elcie F. Salzano Masini
4. Implicações epistemológicas (pág.85)
• Elcie F. Salzano Masini
Parte III - Lacunas e comprometimentos no aprender
5. Lacunas e comprometimentos (pág.109)
• Elcie F. Salzano Masini
Parte IV - Pesquisas sobre Aprendizagem Significativa
6. O aprender interrompido: impasses na constituição da subjetividade (pág.137)
• Eliana Maria Ormelezi
7. O aprender e a individualidade: o estilo cognitivo dos alunos do ensino fundamental (pág.163)
• Elena Etsuko Shirahige
8. O aprender pela resolução de problemas (pág.193)
• Sayonara Salvador Cabral da Costa
9. Uma experiência de inserção da mecânica quântica no ensino médio: fatores que podem comprometer e fatores que podem facilitar a aprendizagem (pág.209)
• Iramaia Jorge Cabral de Paulo
10. O aprender da Biologia no contexto da disciplina Embriologia de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (pág.229)
• Evelyse Santos Lemos
11. O aprender do médico-obstetra em um serviço de medicina fetal (pág.255)
• Antonia Angela Gonçalves da Silva Hiluey
Considerações finais (pág.281)
Glossário (pág.285)